A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta quarta-feira, 19 de março, um decreto que autoriza o governo do presidente ultraliberal Javier Milei a negociar um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional. A aprovação ocorreu em meio a um clima de tensão, já que manifestantes se reuniram do lado de fora do Congresso para protestar contra as políticas de ajuste do presidente.
O novo acordo é visto como uma medida que pode trazer tranquilidade aos mercados e ajudar a Argentina a avançar na liberação de seu mercado de capitais, enquanto o país ainda paga uma dívida de US$ 44 bilhões ao FMI. A decisão gerou críticas, com deputados da oposição expressando preocupações sobre a falta de transparência.
Como se encontra em minoria absoluta no Congresso, o governo decidiu desafiar a lei argentina e aprovar o acordo por decreto. Tendo sido ratificado pela Câmara dos Deputados, o acordo não precisa ser debatido no Senado. Milhares de ativistas de partidos de oposição, sindicatos e organizações sociais se mobilizaram em torno do Congresso, no centro de Buenos Aires, para protestar contra o ajuste previdenciário implementado por Milei desde que ele assumiu o cargo no final de 2023.
Na semana passada, uma marcha semelhante terminou com ferimentos graves e prisões em decorrência de confrontos entre a polícia e os manifestantes.
Outras informações: https://www.infomoney.com.br/mundo/camara-dos-deputados-da-argentina-autoriza-governo-a-negociar-novo-acordo-com-fmi/
————-
Não fique de fora das últimas novidades e análises financeiras! Acompanhe o InfoMoney no site e em todas as nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram, TikTok, Twitter, YouTube, Facebook, Bluesky, Threads e Kwai para ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo.
InfoMoney, há 25 anos levando informações que valem dinheiro