Imagens de satélite mostraram a destruição nos campos de Rafah e Khan Younis, em Gaza, antes e durante o conflito atual no território. Imagens de maio de 2023 comparadas a agosto de 2024 revelam a poeira e os escombros. Dois terços das estruturas pré-guerra de Gaza — mais de 163.000 prédios — foram danificados ou destruídos, de acordo com dados de satélite da ONU. Cerca de um terço eram prédios altos.
Israel começou sua ofensiva depois que militantes do Hamas entraram em Israel em 7 de outubro do ano passado. De acordo com a Reuters, cerca de 1.200 israelenses foram mortos e mais de 250 pessoas foram feitas reféns.
Quase 42.000 palestinos foram mortos em um ano de conflito, dizem autoridades de saúde palestinas. As Nações Unidas estimam que haja mais de 42 milhões de toneladas de entulho, incluindo edifícios destruídos que ainda estão de pé e prédios destruídos.
De acordo com a ONU, isso é 14 vezes a quantidade de entulho acumulado em Gaza entre 2008 e o início da guerra há um ano, e mais de cinco vezes a quantidade deixada pela Batalha de Mosul de 2016 a 17 no Iraque.
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/