fbpx
Mercado Trader Robôs Investidores

Mercado Trader Robôs Investidores

Será que vale a pena confiar em um robô para fazer a sua automação de Day Trade ou Swing Trade? Os robôs passam a ser um fator decisivo em 2019 e 2020 para grandes empresas fazerem a gestão da carteira dos seus clientes. “Se o medo de perder o dinheiro da banca é alto. Deixar o dinheiro na mesa é ainda pior! Pois os robôs permitem um maior controle das ações e isso pode ser controlado de acordo com seu estilo de trade. Seja agressivo ou mais cuidadoso, programar um robô para te ajudar nas operações é fundamental para quem está começando.

Um robô investidor é um código implementado em alguma linguagem de programação (Python, C++ e MQL5 são as mais utilizadas para este propósito no Brasil), que recebe e processa os dados do mercado conforme regras pré-estabelecidas, respeitando cenários, indicadores, condições de entrada e saída e outros critérios usados para investir, realizando de forma automática o roteamento de ordens para a bolsa de valores.

Os robôs investidores (robôs de investimento ou robô trader), são programas de computador que realizam uma sequência de tarefas específicas para a execução de trades na Bolsa de Valores de forma totalmente automatizada, sem qualquer intervenção humana. Em geral, os traders costumam usar robôs baseados em Análise Técnica, ou seja na análise gráfica, utilizando regras que incluem indicadores, tal qual Hilo, Médias Móveis. MACD e outros, além dos stops.

animacao-cruzamento-e-operacao

Quais são os benefícios para o investidor?

Automatizar seu investimento com robôs é a solução para muitas das suas dores como trader. Além de seguro e preciso, um robô investidor traz vantagens como:

  • desconsidera o fator emocional que prejudica qualquer investidor. Ver as oscilações de preços, acompanhar as instabilidades e até seu humor podem afetar uma decisão consciente que vai contra uma boa estratégia pelo medo de perder dinheiro ou a suposição de que os valores mudarão repentinamente;
  • as operações, sejam as entradas ou saídas, são executadas de forma bem mais rápida do que se fossem feitas manualmente pelo investidor. Um robô leva alguns milissegundos para fazer isso, sendo capaz inclusive de enviar, alterar e cancelar várias ordens em um mesmo segundo e agir rapidamente quando os cenários pré-estabelecidos se apresentam no mercado. Essa velocidade faz toda a diferença para o trader não perder seus preços-alvo;
  • tranquilidade para investir sem perder boas oportunidades. Isso significa que o trader não precisa ficar 100% do tempo acompanhando o pregão na frente de um computador e não corre o risco de perder boas oportunidades de compras e vendas apenas por ter ido fazer qualquer outra coisa;
  • redução de erros na hora de fazer as operações, seja por ler um valor de uma forma, problemas no computador, errar a quantidade nas ordens, em uma interpretação e afins. Esse tipo de falha humana comum não acontece com robôs;
  • teste do robô, que permite simular no passado (backtesting) e em tempo real (paper trading), provendo mais segurança ao trader com relação à estratégia. É possível colocar um robô para operar com gráficos passados ou simulando com dinheiro virtual no presente para avaliar seu desempenho. Dessa forma, o robô é testado, bem como a estratégia também é validada ao ser aplicada para determinado papel;
  • disciplina e consistência do investidor, porque automatizando os trades ele programa para, independentemente de seus compromissos e acesso à internet, realizar as compras e vendas de ações, opções ou contratos seguindo exatamente as regras pré-determinadas;
  • diversificação dos trades, que permite que os traders que usam robôs investidores possam operar com estratégias diferentes e em papéis diferentes simultaneamente, montando inclusive portfólios de estratégias. Também é possível validar um mesmo robô para diferentes papeis e até usar mais de um robô para o mesmo papel.

Como começar a operar na bolsa com robôs investidores?

Se você tem conta em uma corretora e possui algum conhecimento e experiência em day trade, já está bem próximo de fazer boas operações com robôs. O passo seguinte é escolher um robô pronto que se adeque ao seu perfil ou automatizar sua estratégia para que com a combinação de indicadores e de regras ela seja transformada em um robô investidor.

Quanto a qual robô escolher, é importante que pesquise opções prontas disponíveis ou procure uma empresa que desenvolva e tenha expertise para isso. Mas antes de operar, vale a pena fazer testes e encontrar uma plataforma para automatização que seja eficiente, rápida, online*, segura e que permita ao investidor ter um painel de controle completo sobre seus trades.

(*) Quando o robô estiver operando você não estará sempre olhando para ele. Portanto, é essencial que sua plataforma esteja na nuvem e sendo acompanhada por profissionais com know-how em redes, servidores e investimentos. Os prejuízos potenciais que você pode ter com um robô que dependa da sua internet e energia doméstica são muito grandes.

Você já utilizou algum robô investidor? Tem mais dúvidas sobre o tema? Comente, entre em contato e simule trades clicando aqui.

 

Fechar Menu