A Vale é uma das maiores pagadoras de proventos da B3. Mas quem investe na Bradespar, acionista da Vale, pode estar ganhando ainda mais. Nos últimos cinco anos, a Bradespar distribuiu quase o dobro de dividendos em relação à própria Vale.
Isso acontece porque as holdings, empresas constituídas para investir em outras, geralmente são negociadas com desconto em relação às suas investidas, resultando em um retorno maior. Além disso, elas têm menos necessidade de reinvestir os lucros, o que permite distribuir mais dividendos.
Só para vocês terem uma ideia, no acumulado até setembro, o dividend yield – a taxa de retorno de dividendos da Bradespar foi de 110%, enquanto o da Vale ficou em 68%. Mas tem um porém: a Bradespar depende totalmente da Vale, ou seja, se o minério de ferro oscilar, os dividendos podem cair. Além disso, tem uma ação judicial bilionária contra a holding que pode custar caro no futuro. E aí, vocês preferem investir na gigante Vale ou na Bradespar, que tá pagando mais dividendos? Deixa nos comentários!
Outras informações:
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/