O CEO da Tesla, Elon Musk, manifestou apoio a uma proposta que daria aos presidentes mais controle sobre o Federal Reserve, o banco central americano, levantando preocupações sobre a independência da instituição. Em sua plataforma da rede social X, Musk ‘retweetou’ uma postagem do senador republicano Mike Lee, que defendeu que o Poder Executivo deve ser dirigido pelo presidente, citando o Federal Reserve como um exemplo de desvio da Constituição.
Economistas alertam que a independência do Fed é crucial para a definição da política monetária, sem pressões políticas que possam comprometer sua credibilidade no combate à inflação. Durante uma coletiva de imprensa, Powell foi questionado sobre se renunciaria sob pressão do ex-presidente Essa situação poderia resultar em um confronto significativo, já que Trump, que nomeou Powell em 2018, já expressou descontentamento com a política monetária do Fed.
Outras informações:
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/