Um Airbus A320 da Azul declarou emergência na tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro, após o mau tempo impedir duas tentativas de pouso e registrar nível crítico de combustível.
O voo AD4871, que saiu de Campinas, em São Paulo com destino a São Luís, no Maranhão, precisou alternar a rota para Teresina, no Piauí, mas também não conseguiu aterrissar na capital piauiense por conta das condições meteorológicas. Com o combustível no limite, a aeronave foi desviada para Parnaíba, no Piauí, onde pousou em segurança. De acordo com a gravação das comunicações de rádio, o piloto declarou “mayday fuel” ao controle de tráfego aéreo de Teresina. Mayday é a declaração de emergência; e fuel combustível em inglês. O protocolo da Anac – a Agência Nacional de Aviação Civil – determina que essa declaração deve ser feita quando o avião tem autonomia para menos de 30 minutos de voo.
Em nota à imprensa, a Azul confirmou a mudança de rota e as condições climáticas no momento. Disse ainda que os clientes impactados receberam toda assistência e que as medidas foram necessárias para conferir a segurança de suas operações.
Outras informações:
————-
Tenha controle dos seus gastos com esta planilha gratuita do InfoMoney.
Baixe grátis aqui: https://inf.money/HkKzU8QXye