investir na B3, na minha humilde opinião, não é tão bom negócio quanto o pessoal pinta por aí. Mas calma lá, investidor da OIBR3, antes de você ficar bravo comigo, assiste esse vídeo até o final pra pelo menos ver os argumentos.
E outro ponto que eu preciso te dizer antes de começar é que não é porque eu vou te contar 3 motivos para não investir na B3 que eu acho que tudo que tem no nosso mercado não presta, ou ainda que eu não invisto nada do meu patrimônio aqui.
Pra ser sincero, o Brasil tem boas oportunidades também, e eu invisto uma parcela significativa do meu patrimônio no Brasil sim, como eu já até falei naquele vídeo que eu ensino a fazer uma carteira global que eu vou deixar no i-zinho e no final desse vídeo para que você possa assisti-lo também.
MAS, eu optei por investir no Brasil APESAR DE ter ciência de todos esses motivos que pesam contra na hora de tomar essa decisão. É uma decisão consciente!
O problema é que muita gente investe no Brasil SEM NEM TER CIÊNCIA desses motivos que existem para não se investir no nosso mercado e boa parte dessas pessoas, SE TIVESSE CONHECIMENTO desses motivos, talvez não teriam entrado no nosso mercado.
O que acontece é que quase todos que trabalham com mercado no Brasil vão ter incentivos para te contar somente o lado bom da nossa bolsa e vão te omitir o lado podre.
Como quase todo mundo faz isso com voce, o investidor pessoa física iniciante que não busca informações somente em portugues acaba nem tendo conhecimento do lado ruim de investir na nossa bolsa e não coloca os contras na balança na hora de tomar decisões.
E é justamente por isso que eu quero te contar quais são os 5 motivos para não investir na B3 (Lembrando que não é conselho de investimento)
Motivo n. 1: o Brasil é considerado um país especulativo
Uma das principais cartas na manga que os investidores de todo têm na hora de escolher onde investir é contar com a classificação de risco de crédito dada pelas principais agências de rating do planeta.
Essas as agências dão uma nota para a qualidade de investimentos de títulos de renda fixa e também para países, levando em conta qual que é o risco financeiro dos títulos, que é mensurado a partir da análise de uma série de critérios técnicos como o nível de endividamento, a estabilidade financeira, as condições econômicas e o histórico de crédito do país.
Estamos aqui, com BB- pra agencia Fitch, Ba2 para a Moody’s e BB- Para a Standard and poor’s. Em todas as classificações, portanto, somos um país de especulação.
Motivo n. 2: os Investimentos no Brasil são lastreados em Real
Como eu estava falando, a gente tem aqui no Brasil empresas sólidas que subiram mais de 100% de forma saudável em alguns poucos anos, empresas com bons fundamentos e boas perspectivas.
MAS, o problema é que essas empresas estão lastreadas em reais. Então, de forma bastante simplista, de que adianta subir 100% se o preço do real cair pela metade?
Em todo caso, no longo prazo, a tendência do real é de desvalorização frente as principais moedas. Tanto do dito preço justo quanto do preço de mercado, como você pode ver neste gráfico aí da tela, que em azul você tem o preço do dólar a mercado e em verde você tem o dito preço justo do dólar. Veja que ambos sobem no longo prazo.
Motivo n. 3: o protecionismo brasileiro vs a janela de oportunidades
Como todos vocês devem saber, a economia do brasil é uma das mais fechadas do mundo, e isso é uma consequencia do protecionismo brasileiro. Por exemplo, pra estimular que as pessoas comprem bicicletas fabricadas no brasil e sob o pretexto de proteger a indústria nacional, o nosso governo taxa pesadamente as bikes importadas.
E isso acontece com carros, com alimentos, eletrodomésticos, enfim, com praticamente qualquer coisa.
Algumas pessoas consideram que isso é benéfico para economia e, embora eu discorde disso, eu não vou nem entrar nesse mérito.
O meu ponto é que a nossa economia é fechada e protecionista e isso é um fato. Por outro lado, hoje está mais fácil do que nunca enviar dinheiro pra fora do país.
E aí a pergunta que eu faço é: Até quando isso vai durar? Honestamente, o governo pode começar a fechar o cerco pra quem quer investir fora do Brasil, do tipo “você pode investir lá fora, mas agora tem que pagar, sei lá, 80% de imposto pra mandar dinheiro pra fora do Brasil”.