A Organização Mundial da Saúde anunciou a aprovação de uma vacina para uso emergencial em crianças, contra a mpox. Este é o segundo imunizante aprovado para o controle da doença que foi declarada emergência global em agosto. Em 2024, a mpox foi notificada em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas, com a República Democrática do Congo sendo o país mais afetado.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que esta vacina é a primeira aprovada para crianças menores de um ano que residem em áreas com surtos da doença. Ele afirmou que essa decisão é um passo vital para proteger populações vulneráveis, especialmente crianças, à medida que a mpox continua a se espalhar.
Nos últimos dois meses, cerca de 50% dos casos suspeitos na República Democrática do Congo foram identificados em menores de 12 anos. O número total de casos suspeitos já ultrapassa 40 mil este ano, resultando em 1.200 mortes. Além disso, Tedros alertou sobre a expansão dos surtos em Burundi e Uganda.
Outras informações:
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/