As eleições dos Estados Unidos estão chegando e o pleito, claro, pode mexer com os investimentos aqui no Brasil. Isso porque a disputa coloca no radar a possível reconfiguração de políticas que podem influenciar o mercado doméstico.
A transição teria impacto especialmente em setores estratégicos como commodities, energias renováveis e mineração. Para a XP Investimentos, embora o Brasil não seja central nas agendas de política externa dos candidatos, as oscilações na política americana podem oferecer oportunidades distintas para as ações brasileiras.
As oportunidades vão variar de acordo com quem vencer a corrida presidencial. Por exemplo, a vitória de Kamala Harris pode beneficiar setores brasileiros relacionados a minerais críticos e investimentos verdes.
A manutenção de políticas ambientais do governo de Joe Biden tenderia a beneficiar empresas como Vale, Suzano e WEG.
Mas e se Trump vencer, a expectativa é para setores de exportação de commodities, como o agronegócio, mineração e siderurgia. Neste caso, companhias como SLC, Brasil Agro, Gerdau e Brasken poderiam se beneficiar.
No InfoMoney tem a lista completa das ações brasileiras que podem ganhar com Kamala ou Trump.
————-
Cadastre-se na newsletter do InfoMoney para receber diariamente conteúdos para investir melhor: https://www.infomoney.com.br/newsletters/