RENDA FIXA X RENDA VARIÁVEL | Onde Investir?
Investir em renda fixa ou renda variável é uma questão que vai muito além de uma simples escolha de “a” ou “b”. Antes de investir, é fundamental que se entenda ao menos o básico e os conceitos de cada tipo de investimento disponível. Muito antes de saber qual o melhor, é imprescindível saber quais as características permeiam cada classe e se são ou não adequadas para o seu perfil, momento e objetivos.
Dentro de Renda Fixa, temos algumas características bem marcantes. Pra facilitar o entendimento, vamos tomar como exemplo o investimento em renda fixa mais popular no Brasil (infelizmente), a famosa Poupança. Nela, encontramos algumas características como:
1. Rende juros;
2. Você retira mais dinheiro do que colocou (não corre risco de rendimento negativo);
3. É um empréstimo, onde o investidor é quem empresta, alugando suas reservas a uma instituição, que nesse caso é o banco;
4. Você tem a garantia de pagamento da própria instituição (banco) e, caso essa instituição por algum motivo não pagar, existe a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para até R$ 250 mil investidos por CPF por instituição – até o limite de R$ 1 milhão. A poupança e títulos de bancos via de regra são cobertos pelo FGC, mas outros títulos que não de bancos, não possuem.
5. As regras do jogo já são conhecidas. Você já sabe se vai receber um percentual fixo (prefixado) ou atrelado a algum indicador como CDI ou IPCA (pós-fixados), como por exemplo “120% do CDI”.
Já a Renda Variável possui outras características. Das mais marcantes, temos:
1. Não existem regras pra rentabilidade/retorno. Não há nenhuma garantia de que você vai receber um valor “x” no futuro investindo em renda variável.
2. Como o próprio nome já diz, a Renda Variável varia. Isso significa tanto valorizar para mais, quanto para menos.
3. Olhando para um único investimento em renda variável, sem diversificar (sempre devemos diversificar), o máximo que você pode perder, desde que não esteja alavancado (investindo dinheiro que não é seu naquele investimento), é 100% do capital investido. Já o limite de ganho, simplesmente não existe. Por conta disso, em se tratando de limites, você tem muito mais potencial de ganhar do que perder.
4. A rentabilidade esperada em Renda Variável é maior do que na Renda Fixa.
Perceba que ambos os tipos de investimento possuem características bem distintas, o que nos leva a seguinte reflexão.
Pensar somente em investimentos de Renda Fixa, é cada vez menos convidativo por conta dos baixos níveis dos índices que guiam as taxas de juros e retorno. Porém, a Renda Fixa é extremamente importante para proteger o patrimônio e equilibrar uma carteira de investimentos, garantindo maior segurança para o investidor.
Já a Renda Variável possibilita maiores ganhos, o que no longo prazo tende a fazer muita diferença no crescimento do patrimônio de um investidor que se mantém firme nos aportes, investindo constantemente.
Em resumo, podemos concluir que Renda Fixa e Renda Variável podem tranquilamente se complementar, ao ponto que olhar apenas para uma ou criar uma suposta competição entre ambas não faz muito sentido.
Carteiras muito bem equilibradas na relação risco x retorno possuem tanto Renda Fixa quanto Renda Variável.
Sucesso com seus investimentos!
#rendafixa #rendavariavel #investir
Buscas
Onde investir em 2020
Renda Fixa ou Renda Variável?
Renda fixa vs renda variavel
Renda fixa x renda variável
Investimento em Renda Fixa
Investimento em Renda Variável
O que é Renda Fixa
O que é Renda Variável
Como Investi em Renda Fixa
Como Investir em Renda Variável
CDB
LCI
LCA
Debênture
Poupança
Tesouro Direto
Investir em Renda Fixa
Renda Fixa Vale a Pena
Renda Variável Vale a Pena
GRUPO TELEGRAM A ÓTICA DO DINHEIRO: https://bityli.com/NpX3O
Meu Instagram: https://www.instagram.com/deividiguedes/
Site: https://www.aoticadodinheiro.com.br/