E aí minas, tudo bem?
Acredito que todos aqui já ouviram frases do tipo “só se vive uma vez” “do que adianta dinheiro se não for para gastar?” e eu vou te trazer mais uma, de que adianta dinheiro se não for para te trazer paz?
Sabe quando rola aquela emergência do nada e rola aquele desespero por dinheiro? Com esse vídeo você não vai mais passar por isso. Aqui tem todo o passo a passo de como calcular a reserva, as características que você precisa saber para escolher seus investimentos e algumas opções válidas para essa aplicação.
Como falei no vídeo, segue todas as informações que eu trouxe nele caso tenha ficado alguma dúvida.
COMO CALCULAR A RESERVA
1) Levante todos os seus custos de vida mensal (o quanto você gasta para passar os meses)
2) Multiplique esse valor por no mínimo 6 (você deve ter como reserva pelo menos 6 meses do seu custo de vida, sendo ideal o período de 1 ano)
3) Reserva um pedaço do seu salário e invista todos os meses até alcançar o montante dos 6 ou 12 meses.
ONDE APLICAR O DINHEIRO
Você irá precisar de investimentos com liquidez (significa que você pode resgatar a qualquer momento) e segurança (que você não corra riscos de perder dinheiro)
Opções:
Tesouro Selic
Contas Remuneradas
Fundos DI
CDBs de liquidez diária
Tesouro Selic: é uma forma de você emprestar dinheiro para o país e receber juros por isso. o valor recebido segue a taxa Selic.
Contas Remuneradas: comum em contas digitais, onde o valor que fica na conta fica rendendo 100% do CDI.
Fundos DI: fundo de investimento onde as aplicações costumam ser feitas em ativos como os do tesouro direto. Só é preciso tomar cuidado com as taxas administrativas, taxas superiores que 0,3% faz com que o tesouro selic seja mais rentável, mas existem sim boas opções em fundos para aplicar a reserva que rendem mais que ele.
CDBs de liquidez diária: são uma forma de você emprestar dinheiro para o banco e receber juros por isso ao invés de pegar dinheiro emprestado e pagar juros por isso. A rentabilidade deles costuma estar em torno de 100% a 110% do CDI ou ter alguma taxa pré-fixada do tipo uns 4% ao ano.
CONCEITOS IMPORTANTES
Taxa Selic – taxa básica de juros do país, é em cima dela que se calcula o “preço” do dinheiro.
CDI – certificado de depósito interbancário – taxa próxima ao valor da selic, é com base nela que os banco cobram os juros que eles emprestam dinheiro uns para os outros.
TODAS ESSAS OPÇÕES DE INVESTIMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS EM CORRETORAS DE VALORES.
Link do vídeo: https://youtu.be/axSDB9NoEtA
Contato: empoderese.investminas@gmail.com
Instagram: /marinafgrm